quinta-feira, 7 de abril de 2016

Atividade sísmica 

  • Os sismos
       Os sismos ou abalos sísmicos, são movimentos vibratórios, que ocorrem na superfície da Terra, com origem nas rochas da litosfera, que são provocados pela libertação brusca de energia.
  • Sabes onde é que existe a maior probabilidade de ocorrer um sismo?
         Há maior probabilidade de ocorrer um sismo, no anel de fogo do pacífico, nos limites das placas litosféricas, no interior das placas, em zonas mais instáveis, também podem ocorrer sismos relacionados com a existência de falhas ativas.

http://goo.gl/OuA9uL



  • Os movimento das placas litosféricas ou das falhas ocasionam a acumulação de energia que, ao libertar-se bruscamente, dá origem a um sismo.
 https://goo.gl/NIV9kQ


  • Um sismo forte pode ser precedido de abalos premonitórios, mais fracos. Do mesmo modo, a um sismo podem seguir-se pequenos abalos, as réplicas, fruto de reajustamentos na zona da falha que lhe deu origem.


http://goo.gl/RPS0Zt



 

  • Os sismos localizados sob os oceanos podem transmitir parte da sua energia às massas de água e gerar movimentos ondulatórios em larga escala. Como consequência podem formar-se ondas gigantes, os tsunamis.



http://goo.gl/YkSFnw



  • O ponto na litosfera onde ocorre a libertação de energia que origina o sismo chama-se por foco sísmico ou hipocentro. O ponto na superfície terrestre, localizado na vertical do foco designa-se epicentro, e corresponde ao local onde o sismo é, geralmente, sentido com maior intensidade.
  • Com a ondulação produzida na água quando se atira uma pedra para um lago, a energia libertada pela rutura dos materiais propaga-se, a partir do foco, por ondas sísmicas que fazem vibrar os materiais em todas as direções e sentidos.
http://goo.gl/EUG0dq





Sem comentários:

Enviar um comentário